pdf

Em Três histórias com Piglia, Ieda Magri costura ficção e ensaio num estudo oportuno e atual do aclamado romance Respiração artificial, de Ricardo Piglia.
Em, “O enigma de Sua”, a autora analisa a figura enigmática de uma das poucas personagens femininas em Respiração artificial. Anônima e secundária no romance, aqui ela ganha destaque numa leitura que investiga não apenas o papel da mulher escritora, mas também as condições da sua visibilidade. Essas condições, no fundo, trazem uma instigante teoria da leitura que passa pela presença ou ausência do corpo na literatura e por um jogo de associações que perpassa a construção de Respiração Artificial.
“Em Piglia e a Igreja de Arlt”, Ieda desenrola a polêmica entre Ricardo Piglia e Roberto Bolaño a respeito da figura e do legado de Roberto Arlt na tradição literária argentina e sua posição ambígua no cânone do século XX. Em “Enfim, Sua… ou uma resposta singela”, lemos um conto em que a personagem anônima de Respiração Artificial torna-se protagonista e assume a voz narrativa. O conto é uma leitura crítica e bem-humorada de uma passagem chave para a sua leitura do romance.

ISBN 978-65-992169-4-7
2021 1a Edição